Curso- Tecnologias na Educação: Ensinando e A prendendo com as TIC
Tut Maria de Nazaré
Pinheiro Corrêa
Cursistas:
Aline Fátima Weber e Silvânia dos Santos Sousa
Atividade
2.8
Escola:
Centro de Ensino Pe. Fábio Bertagnolli
PLANO
DE AULA
Identidade no
Facebook: quem somos nós?
Objetivo(s)
Refletir
sobre a sociabilidade na internet, principalmente no Facebook, e sobre o lugar
dos indivíduos nesses espaços virtuais;
Refletir
sobre as vantagens e desvantagens de relacionar-se virtualmente.
Disciplina
envolvida: Língua Portuguesa
Conteúdo(s):
Sociabilidade
e construção da identidade; Produção textual;
Ano(s):
1º ano do Ensino Médio
Tempo estimado: 4 aulas
Material necessário:
·
Cópias de um trecho do artigo Internet e
Identidade: um estudo sobre o website Orkut, disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/13477/12360
·
Computadores,
Celulares, etc.;
Desenvolvimento
1ª etapa:
Iniciar
a aula dizendo aos alunos que, nas próximas aulas, eles discutirão a identidade
criada no perfil de cada aluno no Facebook. Perguntar se eles acreditam que os
conteúdos que curtem, compartilham e publicam na rede social traduzem a sua
personalidade na vida real. Deixar que debatam o tema por alguns minutos e, em
seguida, encerrar o debate frisando que a resposta para essa pergunta será
encontrada nas atividades seguintes.
2ª etapa:
Levar
os alunos à sala de informática (ou peça que eles realizem esse exercício em
casa). Solicite que cada estudante abra seu perfil do Facebook e observe as
publicações feitas na última semana. Peça que eles respondam, com base nessa
análise, às seguintes perguntas:
- Quais são os assuntos sobre os quais vocês mais comentaram? Eles foram os mais importantes desse período?
- Há algo importante que não esteja em sua página?
- O estado emocional passado nas suas publicações corresponde ao que você estava sentindo no momento em que publicou?
Discuta essas questões com o grupo e levante novas perguntas: se eles estão tristes, costumam publicar em seu Facebook? As mensagens que os amigos na rede social postam são geralmente de felicidade ou de alegria? Por que acham que isso acontece?
- Quais são os assuntos sobre os quais vocês mais comentaram? Eles foram os mais importantes desse período?
- Há algo importante que não esteja em sua página?
- O estado emocional passado nas suas publicações corresponde ao que você estava sentindo no momento em que publicou?
Discuta essas questões com o grupo e levante novas perguntas: se eles estão tristes, costumam publicar em seu Facebook? As mensagens que os amigos na rede social postam são geralmente de felicidade ou de alegria? Por que acham que isso acontece?
Obs.: Se o aluno não tiver
conta no facebook, ele deverá fazer cadastro na rede social.
3ª etapa
Leia
e discuta com a turma o trecho abaixo extraído de um artigo acadêmico sobre a
construção da identidade no Orkut. Explique que, apesar de o texto tratar de
outra rede social, as reflexões também pode ser aplicadas ao Facebook.
Um pouco de teoria:
A construção de identidade nas redes sociais
Um primeiro aspecto referente a esse "quem sou eu", e
que é muito facilmente notado ao se observar os usuários do Orkut, é que ele
é constantemente reformu lado. Isso não significa, necessariamente, que
grande parte dos usuários do Orkut esteja o tempo todo passando por uma
constante reformulação de si e das coisas que se identificam; mas, sim, que
reformulam a forma como falam de si de acordo como se sentem em diferentes
momentos, frente a novas experiências. Trata-se de uma espécie maleável de
identidade, "identidade instantânea" ou até de identidade líquida,
como poderia dizer Bauman (2001), e que pode ser expressa através de diversos
recursos comunicativos, visando diferentes "plateias", mais amplas
ou mais restritas (usando-se poemas ou outros recursos que só poderão ter
significado para aqueles "entendidos").
Goffman (2004) nos indica que os indivíduos tendem a se apresentar sob uma luz favorável nas situações em que se envolvem. Sempre buscam manter um relativo controle de sua expressividade. Para ele, duas formas de expressividade são significativas: as firmações verbais - as quais os indivíduos podem dispor de amplo controle - e as expressões emitidas por meios de gestos e ações - na qual demonstram aparentemente pouco interesse de controle e por isso tendem a ser consideradas mais espontâneas, e formas válidas de se confirmar a veracidade do que é afirmado verbalmente. No Orkut não contamos com gestos e ações como forma de confirmar o que é escrito. Tudo que poderia ser considerado um gesto ocorre por meio da escrita que, aliás, é um campo especifico de criatividade em termos de abreviaturas, novos significados de palavras convencionais, e criação de novas palavras. Isto dá ao usuário um grande controle sobre o que deseja mostrar aos outros. (...) Neste processo de se avaliar, de pensar sobre si, de reformular o discurso sobre si, temos uma amostra de como a reflexividade permeia novas formas de comunicação do "eu" na modernidade tardia. O discurso sobre si, os objetivos, os estilos de vida e, portanto, também, a identidade das pessoas acabam sendo reformuladas de acordo com novos fatos, eventos, experiências ou conhecimentos adquiridos; acaba por refletir as experiências mais recentes da pessoa em questão. MOCELLIM, Alan. Internet e Identidade: um estudo sobre o website Orkut. Em Tese. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, v. 3, n. 2. 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/13477/12360 |
Indague a turma se eles
concordam com o ponto de vista do pesquisador e se as preocupações descritas
por ele também passam por suas cabeças quando publicam nas redes sociais.
4ª etapa
Apresente
à turma as seguintes questões:
1) O Facebook pode nos ajudar a descobrir quem somos?
2) Se quiséssemos mostrar aos nossos amigos do Facebook uma personalidade completamente da que nós temos na vida real, isso seria possível? Como?
Peça que a turma se reúna em grupos e discuta essas questões. Os grupos devem elaborar respostas escritas para cada uma delas. Em seguida, monte um círculo com a classe toda e peça que cada grupo leia suas conclusões. Os outros alunos podem fazer observações relativas a cada leitura, mas controle a discussão para que o debate não se estenda demais. Conclua a discussão retomando a pergunta inicial: quantos alunos acreditam que seus perfis no Facebook retratam suas personalidades exatamente da maneira como são?
1) O Facebook pode nos ajudar a descobrir quem somos?
2) Se quiséssemos mostrar aos nossos amigos do Facebook uma personalidade completamente da que nós temos na vida real, isso seria possível? Como?
Peça que a turma se reúna em grupos e discuta essas questões. Os grupos devem elaborar respostas escritas para cada uma delas. Em seguida, monte um círculo com a classe toda e peça que cada grupo leia suas conclusões. Os outros alunos podem fazer observações relativas a cada leitura, mas controle a discussão para que o debate não se estenda demais. Conclua a discussão retomando a pergunta inicial: quantos alunos acreditam que seus perfis no Facebook retratam suas personalidades exatamente da maneira como são?
Avaliação
Os
alunos serão avaliados durante todo o processo levando em consideração a
participação durante as atividades orais e escritas.
Para
concluir será pedida uma produção de texto dissertativo-argumentativo sobre as
vantagens e desvantagens de se relacionar através das redes sociais.
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/redes-sociais-ajudam-interacao-professores-alunos-645267.shtml
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